quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Clubes Alternativos (1)

EXTREMA FUTEBOL CLUBE

Extremo sul de Minas Gerais. Serra da Mantiqueira, 957 metros acima do nível do mar. 22 mil habitantes. Esta é Extrema, pequena cidade mineira, fronteiriça com o Paraná.

E é lá que está o glorioso clube homônimo, o Extrema F.C., também conhecido pela alcunha de "Lobo da Montanha". Fundado em 18 de março de 1940, o clube tradicionalmente veste-se de branco, com alguns detalhes em preto. Passou muitos anos restrito ao amadorismo, disputando torneios menores e sem grande destaque. Justamente por esse período de ostracismo, o clube hoje, apesar dos quase 70 anos de existência, chega a ser desconhecido mesmo dentro de Minas Gerais.

Em 2005, veio a louvada profissionalização. O Lobo disputou um campeonato oficial pela primeira vez, mandando seus jogos no Estádio-caldeirão Sebastião Comanducci. E o primeiro ano profissional do clube não poderia ser melhor.

Disputando o módulo equivalente à terceira divisão mineira em 2005, entre agosto e dezembro daquele ano, o Extrema mostrou sua força, digamos, "extrema". Arrasador, o time passou pelas fases preliminares e chegou a fazer uma série espetacular de 20 jogos consecutivos sem derrota (da estréia em 18/09 até o dia 18/12, quando perdeu em casa pro Nacional de Uberaba).

A campanha maravilhosa teve o prêmio merecido. Com a vitória sobre o Varginha, em 28/12, por 5x2, o time conquistou a 3ª e última vaga ao Módulo II do Campeonato Mineiro, garantindo definitivamente seu acesso à segunda divisão estadual em 2006. A campanha geral naquela competição teve 24 jogos, 10 vitórias, 12 empates e apenas 2 derrotas.

Em 2006, o Extrema não teve medo do desafio de enfrentar equipes mais fortes e tradicionais na segunda divisão. O time só ficou de fora do hexagonal final pelo último jogo classificatório, onde precisava vencer o Rio Branco de Andradas fora de casa (e acabou empatando). O resultado não foi considerado terrível, visto que mais tarde este mesmo Rio Branco conquistaria o título da competição.

Na segunda divisão daquele ano, o Extrema disputou 10 jogos, venceu 3, empatou 4 e perdeu 3. Acabou na 7ª colocação, sendo a melhor equipe entre as que não disputaram a fase final.

Para este ano de 2007, o Lobo da Montanha se prepara como nunca, buscando o sonhado acesso à elite do futebol mineiro. O clube anunciou, em janeiro, a contratação do treinador João Francisco Marçal, comandante da gloriosa equipe de 2005 e vem buscando reforços.
O início da luta para alcançar o sonho será às 10 horas do dia 11/02, jogando em casa, contra a URT.

Nenhum comentário: