sábado, 8 de agosto de 2009

Históricas jornadas em quatro cores

Havia medo na véspera de um confronto com o Pelotas. Temores compreensíveis, é bom dizer. O quadro áureo-cerúleo, além de ser campeão gaúcho e o quinto clube do estado com maior número de participações na primeira divisão, tem uma churrascaria ao lado do seu estádio. Sua. O Riograndense tem um quartel. Alheio. As diferenças COMEÇAM POR AÍ. Se na camiseta o patrocínio de uma CERTA loja de DISCOS é comum, os valores de cada investimento diferem substancialmente: pelo que CONSTA, o Pelotas recebe TRÊS vezes mais que o Periquito da MESMA empresa.

Os calafrios prosseguiriam na análise da escalação. O ataque pelotense é quase GALÁTICO. Não são nem cinco, no planeta, os clubes que podem contar com um centroavante como Sandro Sotilli. O Pelotas conta. Além dele, ainda há Tiago Duarte e o veterano Dauri. O Riograndense compensa com a GALHARDIA de seus ofensivos, mas, pura e simplesmente em relação aos nomes, a superioridade dos da Zona Sul é LÍMPIDA. As diferenças estão presentes também no DISCURSO. Para a direção do Pelotas, a Segundona é pequena demais para o clube. No Riograndense, a campanha deste ano é, senão surpreendente, LEVEMENTE superior aos CÁLCULOS previstos.

A comparação a partir das CANCHAS mostraria um resultado ainda mais DESPROPORCIONAL. A IMPONENTE Boca do Lobo comporta cerca de vinte mil torcedores, enquanto que o Estádio dos Eucaliptos ABRIGA três mil almas famintas por futebol. A história, os resultados recentes, os números e até o DESTINO indicavam que havia uma evidente diferença de TAMANHO entre o Pelotas e o Riograndense. Um ABISMO, sim. Mas um abismo suscetível de ser DESTRUÍDO em uma Segundona Gaúcha – a mais FATAL das competições pampeanas.

O primeiro golpe NIVELADOR ocorreu em uma gelada quinta-feira de julho. Pelotas e Riograndense duelavam pelo quadrangular semi-final, em Pelotas. Os pelotenses estavam em situação DESCONFORTÁVEL na tabela. O time vinha de uma derrota para o PANAMBI, e a torcida recepcionou os atletas com notória desconfiança. Realidade distinta vivia o Periquito, que há poucos dias havia triunfado em Farroupilha, diante do Brasil. Pois bem. Para começo de conversa, não houve separação de torcidas. Impossível precisar quantos santamarienses presenciaram o fantástico duelo. Estávamos CAMUFLADOS no meio da massa que trajava azul e amarelo. Para piorar, um pelotense RIU quando notou que BONALDI, “aquele tosco”, era o zagueiro e capitão do rubro-esmeralda. Aquilo não poderia acabar bem. Para eles.

Morelli, com uma cabeçada certeira, havia posto o Riograndense em uma NERVOSA vantagem. Giovani, terrivelmente vaiado pela torcida que UM DIA o aplaudiu, cometeu o DESRESPEITO de entrar meta adentro com a bola nos pés. Um gol impossível de não ser comemorado. Quase EXPLODI, mas mantive o CONTROLE. Pelotas 0-2 Riograndense. Lá. Que incrível. Sotilli ainda diminuiu de pênalti (ele tem direito a duas tentativas...) e, no último dos MUITOS suspiros daquela noite, o arqueiro Douglas parou outro penal. O Riograndense encerrou aquela partida com uma fabulosa linha de zagueiros: Paulão, Diego, Bonaldi e Morelli. Foi um doído recado para o Pelotas: a Segundona não aceita vaidade e contesta a SOBERANIA.

Na semana seguinte, em Santa Maria, um desastroso 4-1 a favor do Lobão pareceu recolocar o MUNDO no eixo. Mas bastou assistir ao encontro com uma atenção suficientemente IMPARCIAL (?) para notar que três gols de diferença foi um exagero dos BRUTOS. O patrão dos Eucaliptos se preocupou mais com a arbitragem de Francisco Neto do que com os delanteros do rival, e a expulsão de Rangel acabou por enterrar as possibilidades de reação. Finda a terceira fase, Riograndense e Pelotas classificaram-se para o quadrangular final – em que duelaram na última quinta-feira.

***

A partida poderia ser tratada como uma revanche definitiva. A decisão do clássico MELHOR DE TRÊS. O que não era, já que outro confronto na Boca do Lobo, pelo returno da quarta e última fase, ainda está previsto no calendário. Mas para o Riograndense era a oportunidade única de não ser dado como MORIBUNDO antes do término do primeiro turno. O dois a zero sofrido em Gravataí, contra o Cerâmica, obrigou os discípulos de Bebeto Rosa a baterem mais uma vez o temido Lobo. Para tanto, dois mil e quinhentos aficionados largaram os seus COMPROMISSOS e bandearam-se para o que há de mais relevante no semestre: uma cancha com uma partida da Segundona Gaúcha.

Não houve instante propício para respiração nos dez minutos iniciais da partida. Desafiando a tradicional HIERARQUIA gaúcha, os ferroviários resolveram que acabariam com aquela agonia de uma vez. Miro Balboa logo deixou os domínios defensivos para uma AVENTURA na banda direita. O primeiro cruzamento, aos quatro minutos, acertou o braço do adversário – e o penal foi imediatamente APITADO por Márcio Chagas da Silva. Luís Fernando, um homem que pôde vencer o Boca Juniors na Bombonera com a jaqueta do Paysandu, cobrou no canto direito do arco e decretou o ansiado 1-0.

Quem seguiu no ataque foi o imparável Riograndense. Perplexos, os defensores pelotenses derrubaram o RAÇUDO Juninho Laguna na entrada da grande área. Douglas, o goleiro, PENSOU em candidatar-se para a cobrança, mas logo FRUSTROU-SE ao notar que se tratava de um lance de dois toques. Era mesmo a vez de Bonaldi. O capitão e símbolo deste Riograndense vencedor juntou as moedas e comprou um bilhete premiado de loteria. O tiro seco balançou os cordões do impotente goleiro Roger, que não pode fazer nada além de ADMIRAR a emocionada comemoração do sexto tento de Bonaldi na competição.

Apenas aos 41 minutos da segunda etapa de um jogo em que o Pelotas não se mostrou exatamente AGRESSIVO, Tiago Duarte, o melhor dos que vestiam amarelo em campo, venceu Douglas com um convincente canhotaço. A situação quase ENFEIOU quando uma placa tratou de avisar o tempo de acréscimos: assustadores CINCO minutos. A defesa local soube como ADMINISTRAR a situação PERIGOSA, e os primeiros pontos no quadrangular já estavam garantidos. Em três encontros com o mais PODEROSO dos clubes da Segundona, o Riograndense venceu dois. O problema é que não se trata de GARANTIA. Além do Pelotas, Cerâmica e Porto Alegre COBIÇAM as vagas com fervoroso entusiasmo. Afinal, ninguém chega ao quadrangular para ENTREGAR AS PONTAS.

As próximas semanas dirão se os dois triunfos por 2-1 mencionados no texto estarão imortalizados no ainda poeirento memorial do Riograndense. Mais além das definições, entretanto, o Riograndense é uma PROVA VIVA. É o testemunho de que neutralizar as diferenças futebolísticas não é uma tarefa impossível. Para contar, já na primeira divisão, ao MUNDO a GLÓRIA de suas jornadas, o Periquito deverá segurar o Pelotas mais uma vez. E enfrentar Porto Alegre e Cerâmica com o mesmo ESMERO com que peleia com o áureo-cerúleo. Para, enfim, cravar o estandarte verde e vermelho no topo do MAIOR dos montes do Rio Grande.

Fotos 1, 5 e 6 de Iuri Müller, e 2, 3 e 4 de Maurício Brum.

Nenhum comentário: