domingo, 28 de junho de 2009

Goleada obscura em Sombrio

Colaboração especial de Josiel Ganso*
(Fotos por Lucas Castelan e Lucas Coral. Vídeo por Lucas Castelan)

SOMBRIO - Sábado de frio e céu nublado para o embate que até então se aproximava no lotado Estádio Antônio Sant’Helena: um selecionado do Campeonato Municipal de Sombrio, cidade do extremo sul-catarinense, versus os juniores do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, que trouxeram na bagagem diversas eliminações nos campeonatos de base desse primeiro semestre.

O selecionado de Sombrio contava com várias figurinhas carimbadas do município, mas, sem os melhores jogadores, que são oriundos de cidades vizinhas, estava deveras desfalcado, além da falta de entrosamento. Já os juniores do Grêmio, que passam por uma renovação dos seus jogadores, tinham como destaque o atacante Wesley, um dos poucos que se destacaram no Gauchão de Juniores.

O Grêmio comandado por Andrey Lopes entrou com Helton; Pedro Henrique, Renan, Neuton e Marçal; Matheus, Marcos Vinicius, Felipe, Eliventon e Bérgson; Wesley sozinho no ataque. Do selecionado de Sombrio, vestindo branco com detalhes em laranja e preto, não foi possível obter a escalação completa.

O jogo começa com a equipe gaúcha trocando vários passes no campo de ataque, oferecendo perigo à zaga sombriense. Com o tricolor dominando a partida já nos minutos iniciais não demorou muito para chegar ao gol: aos 15 minutos, numa bola alçada na pequena área pelo lateral Marçal, Wesley cabeceou livre, abrindo o marcador da partida para o delírio da torcida que não parava de alentar em nenhum momento.

Quando o relógio já estava quase marcando 20 minutos de jogo, Wesley foi derrubado na área por Dudu. Penalidade máxima. Ele mesmo foi cobrar e fez o seu segundo gol na partida e também o segundo gol da equipe tricolor. Pouco tempo depois, o atacante Wesley, destaque até ali na tarde, sofre uma entrada dura e tem que sair de campo carregado pelos atletas gremistas – não tinha maca e muito menos carro-maca no recinto. Ele é substituído pelo atacante “mala” Guilherme Morano.

O tempo da partida passava e o selecionado sombriense mal chegava à baliza do goleiro Helton, que não fez nenhuma defesa complicada na primeira etapa. Coube aos atletas da casa ver a equipe gremista trocar vários passes e rodear o campo de ataque. O primeiro tempo acaba com os zagueiros Praia e Dudu se revezando na distribuição de botinadas, tentando coibir a chegada do Grêmio na frente.

Na etapa complementar o jogo começa como começara no primeiro tempo: “o Grêmio dando apresentação”, como disse o atacante Morano ao esquentado zagueiro Dudu. O jogo estava sonolento. Os torcedores locais só não dormiam porque a Geral de Sombrio e Araranguá não parava com seus batuques e cânticos de apoio à equipe tricolor.

As várias substituições dos times faziam o jogo perder parte da sua (pouca) qualidade. A partida caminhava para terminar 2x0, mas, ouvindo minhas preces de mais golos, aos 20 minutos do segundo tempo Marçal cobra uma bela falta a favor dos gremistas para boa defesa do goleiro Gustavo, que espalma. A bola sobra para o zagueiro oportunista Neuton fuzilar o gol sombriense: Grêmio 3x0.



Após o gol a partida mornou de vez. A equipe de Sombrio só marcava e o Grêmio só cercava no ataque. Foram mais quinze minutos sem boas chances de ambos os lados, e os sombrienses permaneciam sem chegar com perigo ao gol gremista.

Aos 35 minutos o Grêmio chega ao quarto gol, com o atacante Sato. No momento estava acendendo um sinalizador, então não posso relatar como foi a jogada do gol. Só vi a bola balançando as redes do Estádio Antônio Sant’Helena.

Quando a torcida gremista já cantava “pingos de amor”, enfim o selecionado sombriense chegou com perigo ao gol gremista. O jogador tentou encobrir o goleiro Hélton, que espalmou a bola para a linha de fundo.

Assim, quando o arbitro Duda soa o apito final, o resultado é Seleção do Municipal 0x4 Grêmio. Uma partida sem muita emoção pela fraqueza do time local, mas com muitos gols para felicidade da torcida gremista que compareceu fortemente ao Estádio Municipal.

* * *

* Josiel é entusiasta das categorias de base do Grêmio e mantém, desde o ano passado, o blog Base Gremista.

Nenhum comentário: