sábado, 26 de janeiro de 2008

Quase um sonho

MADRID - Fenomenal. Faltam palavras além desta para fazer uma descrição fiel do que é ver o estádio Santiago Bernabéu pela primeira vez. Com sua grandeza, imponência e fama, ele se torna mais que um templo do futebol - é ponto de referência e parada turística obrigatória para qualquer um que visite a capital espanhola, goste do esporte ou não.

E toda essa imagem mítica é plenamente merecida. Uma vez dentro do estádio, seguindo-se o "tour" que o Real Madrid proporciona, não se vê hora para sair. Camisetas históricas, desde as utilizadas na primeira temporada do clube, em 1902/03, até documentos singulares, como o que concedeu o título de "Real" ao Madrid, assinado pelo rei Alfonso XIII, em 1920, abrem a visitação no museu do Bernabéu. Dali em diante, é um espetáculo de fotos, vídeos e, especialmente, troféus expostos para todos os gostos. Lá estão os trinta troféus da Liga nacional, as nove Copas dos Campeões da Europa, os três Mundiais de Clubes e tantas outras glórias obtidas ao longo de mais de um século em que vitórias não faltaram. Supercopas, Copas da UEFA, Copas do Rei... torneios amistosos de pré-temporada, flâmulas e camisas utilizadas em finais, revistas da época das partidas históricas - até uma edição de uma publicação espanhola de 1960, tratando do primeiro Mundial de Clubes, pode ser encontrada por lá!O acervo vastíssimo, encerrado pela taça de "Melhor Clube do Século XX", segundo a FIFA, poderia ocupar horas de observação. A curiosidade para ir aos estágios posteriores da visita, no entanto, acaba resumindo a passagem pelo museu. Dali, parte-se rumo ao campo de jogo, onde se vê claramente o panorama que um jogador, árbitro, gandula, ou o que quer que esteja no nível do gramado, vislumbra durante uma partida. Ou, dada a triste qualidade técnica do turista, talvez seja melhor ter uma visão do que um reserva assiste durante os jogos? Então vá à casamata, ali ao lado. Num lugar ou no outro, não há como deixar de se impressionar pelo estádio que se agiganta com sua construção de ângulos quase retos.

Para alguém que só tem a chance de acompanhar "esse futebol" em frias transmissões televisivas, estar tão perto daquele campo das lendas é uma experiência, para usar os termos daqui, inolvidável. Entrar nos vestiários e no túnel dos jogadores, então, beira o delírio - pois é exatamente ali que o "tour" termina, passando por lugares do tipo que os sonhos são feitos. Mas não era um sonho. Com razão, o livreto entregue na entrada do estádio recomenda: "Guarda tu entrada del Tour del Bernabéu para recordar que el dia inolvidable que acabas de vivir no fue un sueño".

Nenhum comentário: