quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Os grupos da Copa da UEFA

Definidos, ontem, os oito grupos da primeira fase da Copa da UEFA 2007/2008. As 40 equipes serão divididas em pentagonais, disputados em turno único, de onde sairão três qualificados às etapas eliminatórias - estes, vão se juntar a oito eliminados na Champions League, formando a fase de mata-matas que se estenderá pelo primeiro semestre de 2008. Com chaves equilibradas e poucos times fora-de-série, podemos ter nomes novos do continente avançando de fase:

Grupo A

AZ Alkmaar (HOL)
Everton (ING)
Larissa (GRE)
Nürnberg (ALE)
Zenit (RUS)

Provavelmente, o grupo com os favoritos mais claros. Será um fiasco para os alemães, holandeses e ingleses se os seus times não concentrarem as vitórias e as vagas do pentagonal. Larissa e Zenit tiveram time para vencer nas preliminares, mas em uma "liguilla", a coisa muda.

Grupo B

Aberdeen (ESC)
Atlético Madrid (ESP)
København (DIN)
Lokomotiv Moskva (RUS)
Panathinaikos (GRE)

O Atlético tem a obrigação de dominar a chave. Entre as outras equipes, Lokomotiv e Panathinaikos figuram com mais chances, mas suas possibilidades não são muito maiores que as dos outros dois concorrentes, que podem ambicionar uma classificação sem que isso se torne uma epopéia pelas dificuldades.

Grupo C

AEK (GRE)
Elfsborg (SUE)
Fiorentina (ITA)
Mladá Boleslav (TCH)
Villarreal (ESP)

Fiorentina e Villarreal, muito mais fortes e tradicionais, não deverão sofrer para superar a fase. O AEK, embora não tenha um elenco invejável, deverá ser o dono da outra vaga, já que tchecos e suecos não são capazes de assustar.

Grupo D

Basel (SUI)
Brann (NOR)
Dinamo Zagreb (CRO)
Hamburger (ALE)
Rennes (FRA)

Hamburgo e Rennes entram como grandes nomes da chave, mas podem ter alguns problemas com sua inconstância. Pela terceira vaga, a disputa promete ser boa. O Basel costuma aparecer bem, mas os croatas e noruegueses demonstraram força incomum nas etapas preliminares.

Grupo E

Bayer Leverkusen (ALE)
Sparta Praha (TCH)
Spartak Moskva (RUS)
Toulouse (FRA)
Zürich (SUI)

Bayer e Toulouse, embora sejam os mais cotados da chave, têm grandes chances de se complicar. Os adversários até não são muito temíveis, mas os jogos fora de casa poderão ser fatais aos franceses e alemães. Dos que correm por fora, aquele que aparenta ter melhores chances é o Spartak.

Grupo F

Aris Thessalonika (GRE)
Bayern München (ALE)
Bolton (ING)
Braga (POR)
Estrela Vermelha (SER)

O Bayern deverá bater em todos os seus rivais desta fase. A briga é pelas outras duas vagas e, com exceção do Aris Thessalonika, que entra sem crédito algum, todos têm potencial para se classificar.

Grupo G

AaB Aalborg (DIN)
Anderlecht (BEL)
Getafe (ESP)
Hapoel Tel-Aviv (ISR)
Tottenham (ING)

Pela tradição, o Tottenham é quem entra com mais chances. Dentro de campo, porém, a verdadeira força da chave poderá estar nos espanhóis do Getafe. As outras três equipes são incógnitas quanto às suas capacidades de progredir.

Grupo H

Austria Wien (AUT)
Bordeaux (FRA)
Galatasaray (TUR)
Helsingborg (SUE)
Panionios (GRE)

Bordeaux e Galatasaray devem se classificar sem maiores problemas. A última vaga poderá ficar com qualquer um dos outros três: os austríacos costumam ser mais fortes nessas etapas iniciais, mas Helsingborg e Panionios, que se fizeram grandes ao superar adversários dados como favoritos, jogarão a vida para continuar seus dias gloriosos.

Nenhum comentário: