domingo, 1 de julho de 2007

Venezuela faz história

Cichero corre para abraçar o treinador: seu gol abriu o caminho do histórico triunfo

Noite de festa em San Cristóbal. Depois de 40 anos de fracassos, a Venezuela volta a vencer uma partida válida por Copa América. Foi o segundo triunfo em toda a história, e o de hoje, por 2-0 sobre o Peru, teve o sabor especial de ocorrer diante de sua torcida.

Peru este que goleara surpreendentemente o Uruguai na rodada inicial, e vinha querendo a afirmação de grande surpresa do torneio. Mas nem por isso os venezuelanos se intimidaram. Se as chances criadas no primeiro tempo foram escassas, o time da casa voltou ao vestiário com motivos para festejar: os peruanos estavam em desvantagem numérica, pois García fora expulso após, num lampejo de estupidez, desferir uma cotovelada em Giancarlo Maldonado.

Com um a mais no gramado, a "vino tinto" estava pronta para a redenção. Arrasador, o selecionado local abriu a contagem com uma cabeçada de Cichero, logo aos 48 minutos. Nem a expulsão de Ricardo Páez, deixando os dois times em igualdade de jogadores, aos 78 minutos, foi capaz de abater a Venezuela: um minuto depois, Arismendi sentenciaria o confronto, fazendo o 2º gol de seu time e enlouquecendo o estádio.

Depois de quatro décadas, os venezuelanos comemoram uma vitória na Copa. E, pela primeira vez em todos os tempos, vislumbram a possibilidade de passar de fase. Com 4 pontos, o time está a um empate, diante do Uruguai, de obter a vaga nas quartas-de-final - a missão é difícil, como era difícil crer, a alguns anos, que o futebol venezuelano pudesse ser capaz de mostrar força algum dia, e vemos isso hoje. O Peru, por sua vez, terá que vencer a Bolívia se quiser se assegurar na próxima etapa.

Nenhum comentário: