segunda-feira, 23 de julho de 2007

Oito anos de melancolia

O antes tradicional participante da primeira divisão estadual, Internacional de Santa Maria, vem tendo de se contentar com participações na segundona gaúcha. E não é novidade. O clube está há oito anos tentando voltar para a elite estadual. Para um quadro que em um passado bem mais ensolarado disputou até a competição que hoje equivale ao Brasileirão da Séria A, duelar com Carazinhenses, Panambis e Sapucaienses entristece a Baixada Melancólica, situada em frente a um cemitério.

Melancolia, aliás, não tem faltado nesses últimos anos. Os dois primeiros colocados na competição ingressam para a primeira divisão (que era habitual e que agora virou paraíso). E o sempre favorito Inter-SM, insiste em bater na trave, enlouquecendo tradicionais e novos torcedores. Em 2006 e 2005, quarto lugar, perdendo a classificação na última rodada. 2004 nem no quadrangular chegamos. 2003, terceiro, também morrendo na praia. 2001? Terceiro colocado. Em 2000, três equipes conseguiriam o acesso. O Inter de Santa Maria, mal na segunda fase, disputou uma repescagem. O campeão ingressava juntamente com os dois melhores da fase anterior. Resultado? Segundo lugar...

De 1999, ano da última participação na divisão principal até aqui, fiasco atrás de fiasco alvirrubro. Quando o time não amarelava, a arbitragem contestadíssima do interior dava um jeito de tirar o 'coloradinho' da briga. Talvez seja o time mais difícil de torcer do universo. Ano após ano a Baixada lota, esperançosa: ''esse ano vai!''. E o desfecho é sempre idêntico. Como gremista, ainda tenho que aturar comentários do tipo ''pô, tu torce pro INTER de Santa Maria?!''.

Torço. Nos últimos oito anos, estive em todos lá. E em ao menos quatro, fiz um juramento após o time perder a partida decisiva (que ainda por cima era sempre em casa...) - 'eu não nunca mais piso nesse estádio!'. No outro ano estava lá, com o sentimento meio enfraqucido, mas sempre otimista na fase final. Alguns retratos das arquibancadas nem são mais vistos no Presidente Vargas, o verdadeiro nome do estádio. Talvez desistiram com o tempo de espera.

Este ano o Inter está novamente no octagonal final. Hoje mesmo enfrenta o Rio Grande, outro tradicional há tempos fora da elite, pela segunda rodada. Na estréia, empatou fora. Otimismo! Zé Anderson e Alê Menezes fazem a melhor dupla de ataque dos últimos anos, e não importa que frases como essa sejam repetidas ano a ano, este redator estará na partida, e outros milhares de santamarienses também. Este ano sobe!

Um comentário:

Iuri Müller disse...

Finalizado:

Inter-SM 3-0 Rio Grande
[Alê Menezes (I), Chiquinho (I), Polaco(I)]