
No final do Século XIX, alvorada do Século XX, Rio Grande ainda era um centro importantíssimo econômica e politicamente no Rio Grande do Sul.
Jovens locais não tardaram para se organizar e constituir um clube para a prática do desporto. Liderados pelo alemão Johannes Christian Moritz Minnemann, fundaram, após algumas reuniões, o Sport Club Rio Grande, no histórico dia 19 de julho de 1900. Por ser pioneiro, demorou a encontrar um adversário para estrear, só realizando seu primeiro match em maio de 1901, quando derrotou um time formado por marujos da corveta inglesa Nymph. Os rivais citadinos surgiriam anos mais tarde, tendo como principais expoentes o Sport Club São Paulo (de 1908) e o Football Club Riograndense (de 1909), que também se mantêm em atividade atualmente - um primeiro campeonato citadino seria organizado em 1913.

Temível nas primeiras décadas, o Rio Grande era um osso duro de roer para as equipes da capital, Porto Alegre, e de todo o interior gaúcho. Seu único título estadual veio na temporada de 1936, após bater o Internacional por um placar agregado de 5-2 nos dois jogos decisivos. Posteriormente, porém, vieram anos difíceis. O Campeonato Gaúcho foi ampliado e qualificado, e o tradicional clube deixou de impor o respeito de outrora. Ausente da primeira divisão estadual em diversos anos, o Tricolor Riograndino figurou pela última vez entre os participantes do Gauchão no ano de 2000 - e foi meramente como convidado, em homenagem ao seu centenário.
Embora as dificuldades para se manter sejam grandes, o Rio Grande sempre desempenhou esforços sobre-humanos para deixar o departamento de futebol ativo. O renascimento pode ocorrer neste ano: jogando a 2ª divisão gaúcha, o time de 2007 conquistou a classificação para o octogonal final do torneio, e brigará até setembro por uma das duas vagas na elite estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário