quinta-feira, 3 de maio de 2007

Copa da UEFA? Copa dos Espanhóis

Teremos uma finalíssima espanhola na decisão do segundo maior torneio do continente europeu, a Copa da UEFA. O domínio espanhol na competição foi semelhante ao dos ingleses na UEFA Champions League: os dois países botaram três clubes nas semifinais. A grande diferença é que os ibéricos confirmaram as expectativas de um confronto nacional na final da competição que disputavam, enquanto os representantes do Reino Unido só levaram o Liverpool à decisão do torneio mais importante da Europa. Acima de tudo, o grande feito proporcionado pelos espanhóis foi recuperar a moral do futebol de seu país, abalado pelas eliminações precoces de Barcelona e Real Madrid na Champions League. Os dois qualificados à disputa do troféu são o Espanyol e o Sevilla, clubes que vêm experimentando acentuado crescimento no futebol doméstico e internacional.

O Espanyol, de Barcelona, é o atual campeão da Copa do Rei da Espanha. Convivend
o historicamente com o estigma de "segundo time da Catalunha" e tendo um histórico nada favorável em torneios internacionais, o time finalmente deu a volta por cima nesta temporada. Realizando grande campanha na Copa da UEFA, o Espanyol afugentou de vez os fantasmas que o assombravam em competições internacionais, chegando à final depois de não tomar conhecimento do Werder Bremen, da Alemanha, nas semifinais (vitória por 3-0, no jogo de ida, em casa, e por 2-1, hoje). É a segunda final que o Espanyol disputará na história da Copa da UEFA - na primeira vez, em 1988, o time espanhol perdeu para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, nos pênaltis. Agora, o Espanyol, que jamais conquistou a liga nacional de seu país (e que novamente faz má campanha no Campeonato Espanhol), busca uma glória internacional.

Do outro lado está o Sevilla, mais poderoso a cada ano que passa. O time, atual campeão do torneio, teve uma campanha acidentada ao longo desta Copa da UEFA, mas conseguiu superar as fases, chegando à final após proporcionar uma bela recuperação no duelo espanhol pelas semifinais (o adversário fora o Osasuna, e o Sevilla passou vencendo o jogo de hoje por 2-0, após ter perdido na ida, por 0-1). Brigando pelo bi-campeonato no torneio continental, o Sevilla sonha muito alto: única equipe do continente a estar com chances de título em todas as competições que disputa, o clube quer alcançar o chamado "triplete", que seria a conquista simultânea da Copa da UEFA, da Copa do Rei da Espanha (em que é semifinalista) e do Campeonato Espanhol (onde é segundo colocado, apenas um ponto atrás do líder Barcelona). Resta saber se o time de Andaluzia terá fôlego para sobreviver a tantas disputas.

Este grande jogo, de rivalidade nacional, será disputado no dia 16 de maio, em Glasgow, na Escócia. É o jogo de um franco favorito - o Sevilla, que busca o raríssimo bi-campeonato do torneio (em toda a história da Copa da UEFA, só o também espanhol Real Madrid conquistou dois troféus em temporadas consecutivas) - contra uma zebra - o Espanyol, desacreditado e considerado uma equipe fraca. Mas o futebol, sabemos bem, gosta de questionar favoritismos e, desta vez, pode não ser diferente.

Nenhum comentário: