domingo, 29 de abril de 2007

Waitakere United campeão da Oceania

Determinado neste domingo, no Mount Smart Stadium, em Auckland, o campeão da Oceania de 2007. Foi o neo-zelandês Waitakere United, após derrotar o Ba, de Fiji, por 1-0 e levantar o troféu pelo gol qualificado (havia perdido a partida de ida, fora de casa, por 1-2).

O curioso é que o time do Waitakere não devia sequer ter jogado a Copa dos Campeões da Oceania: o clube entrou na competição apenas para substituir o Port Vila Sharks, time de Vanuatu, que desistiu do torneio. Entraram como convidados e acabaram levando a melhor. Mas não foi nada fácil. Na primeira fase, o Waitakere enfrentou um triangular em que um dos adversários seria o poderoso Auckland City, também da Nova Zelândia, e atual campeão do torneio. O outro time que compôs o grupo foi o fraco Mont Dore, da Nova Caledônia. A primeira fase, com duas vitórias sobre o Mont Dore e dois empates diante do Auckland, só foi superada pelo saldo de gols, já que o Auckland fizera campanha idêntica - no fim das contas, o saldo do Waitakere foi de +8 gols, contra +6 da outra equipe neo-zelandesa.

Sem a presença dos clubes australianos, devido ao fato de a Federação Australiana ter se filiado às confederações asiátias, o torneio ficou mais curto nos últimos anos e perdeu participantes poderosos daquele continente. Encurtada, a competição só contou com 6 clubes, pulando dos triangulares da primeira fase direto para a final. O adversário do Waitakere, como já foi dito, seria o Ba (abreviação popular do nome original do clube: 4R Electrical Ba), de Fiji - que havia superado uma primeira fase diante do Temanava (do Taiti) e do Marist (das Ilhas Salomão). Apesar de desconhecido, o time do Ba é uma potência dentro de seu país, tendo vencido os últimos seis campeonatos nacionais disputados (um hexa-campeonato entre 2001 a 2006). Com um adversário desconhecido, mas acostumado a conquistar títulos, os neo-zelandeses sabiam que não teriam facilidades. No jogo de ida, disputado no estádio Govind Park, em Fiji, o Waitakere logo notou que seu respeito para com os adersários se fazia necessário: vitória por 2-1 do Ba, podendo ter sido mais, tamanha a pressão imposta pelo time da casa, especialmente nos minutos iniciais.

No jogo de volta, hoje, mais complicações impostas pelo time de Fiji. Segundo o treinador Steve Cain, do Waitakere, "o jogo foi parecido com o de ida, mas o Ba teve um domínio ainda maior aqui". Tamanha pressão do Ba fez com que o goleiro do time neo-zelandês, Michael Utting, fosse eleito o craque da partida, ao término do jogo. A pressão do time de Fiji, porém não se repetiu no segundo tempo, quando o Waitakere encontrou seu gol salvador, fazendo 1-0 na partida de volta e, conseqüentemente, assegurando o título pelo placar qualificado, graças ao tento marcado lá na partida de ida. Foi o primeiro título do Waitakere United na competição continental, garantindo também sua primeira participação no Mundial de Clubes, a ser disputado em dezembro, no Japão.

Veja a campanha do Waitakere rumo ao título:

1ª Fase

24/01- Waitakere United 2-2 Auckland City (Nova Zelândia)
20/02- Waitakere United 6-1 Mont Dore (Nova Caledônia)
31/03- Mont Dore (Nova Caledônia) 0-3 Waitakere United
04/04- Auckland City (Nova Zelândia) 2-2 Waitakere United

Final

21/04- Ba (Fiji) 2-1 Waitakere United
29/04- Waitakere United 1-0 Ba (Fiji)

Confira também todos os campeões da Oceania ao longo dos tempos:

1987- Adelaide City (Austrália)
1999- South Melbourne (Austrália)
2001- Wollogong City Wolves (Austrália)
2005- Sydney FC (Austrália)
2006- Auckland City (Nova Zelândia)
2007- Waitakere United (Nova Zelândia)

Nenhum comentário: