segunda-feira, 30 de abril de 2007

Libertadores - Quem passa das oitavas?

Fase de grupos encerrada e o clima real de Libertadores toma conta da competição. É matar ou morrer, sem resultados paralelos. O mata-mata que pode ressuscitar potências do passado, celebrar a organização do presente ou simplesmente premiar o mais competente. Confira quem passa e quem morre na praia na opinião do Futebesteirol.

Santos (BRA) x Caracas (VEN) - talvez o duelo mais fácil de se apontar um favorito. O Caracas, apesar de eliminar o poderoso River Plate na fase de grupos tem um time muito mais limitado que o Santos, que além da qualidade definirá em casa, no alçapão da Vila Belmiro. Santos passa, Zé Roberto e a competente defesa garantirão a vaga. Se a previsão se concretizar, o Caracas segue de parabéns. Raramente um venezuelo fez tanto.

Flamengo (BRA) x Defensor (URU) - mais difícil do que parece. O Defensor tem um ferrolho difícil de ser superado, e briga pelo título uruguaio. Se o Flamengo jogar uma partida 'alegrinha' e aberta demais, sofrerá. Muita atenção e seriedade garantem sim o clube carioca nas quartas-de-final porque tecnicamente é mais time do que o Defensor Sporting e sua tradicional camisa violeta.

Libertad (PAR) x Paraná (BRA) - complicado para os brasileiros. O Libertad é o melhor time paraguaio dos últimos anos, comprovou isso em 2006 e está provando em 2007 onde se classificou com folga para essa fase de mata-mata. A inspiração de Josiel será mais do que necessária para os paraneanses tentarem essa classificação inesperada. Para o blog, o Libertad segue na competição.

Toluca (MEX) x Cúcuta (COL) - o Grêmio ficou em primeiro lugar no Grupo 3, mas foi o Cúcuta quem apresentou o melhor futebol. O panamenho Blas Pérez é matador, o meio-campo é envolvente e o Toluca vai sofrer. Cúcuta passa, aproveitando o fator local e conquistando a confiança para chegar forte nas fases seguintes.

Necaxa (MEX) x Nacional (URU) - Técnica x Raça. Estilos diferentes vêm a campo neste confronto interessante. Os uruguaios apostam no preparo físico, no heroísmo e na superação para passar por mais um favorito. O Necaxa joga mais futebol, sabe tocar a bola e possui jogadores de boa técnica. Imprevisível. Este redator estará totalmente do lado uruguaio, torcendo para o renascimento dessa nação no esporte.

Velez Sarsfield (ARG) x Boca Juniors (ARG) - Clássico nacional! O Velez terminou em primeiro lugar no grupo mais difícil da primeira fase, que tinha Inter e Nacional, mas caiu de rendimento na última rodada. Depende e muito dos atacantes Zárate e Castromán, sendo uma equipe que pouco ameaça as defesas adversárias sem eles. O Boca deixou tudo para a última rodada, mas não decepcionou. 7-0 no Bolívar, com um show de Palacio. Riquelme, Palermo e Morel Rodriguez são os responsáveis pela estabilidade do time, além do próprio Palacio. Com esses jogadores em um dia inspirado vai ficar muito difícil para o Velez, que também carece de raça. Aposto no Boca.

Grêmio (BRA) x São Paulo (BRA) - Os dois brasileiros mais fortes na competição, na minha opnião, fazem o duelo mais esperado das oitavas. Escolas diferentes, tradições diferentes, mas uma coisa em comum: ambos são colecionadores de troféus. O São Paulo conta com um elenco maior e de mais qualidade, com dois bons jogadores para cada posição. O Grêmio depende muito de sua torcida que incendeia os ânimos da equipe, transformando o Olímpico em um caldeirão - foi em casa as duas partidas que levantaram a moral do time para esta segunda fase: o inacreditável e muito comemorado 4-0 contra o Caxias, que colocou a equipe na final do campeonato estadual, e o suado 1-0 diante do Cerro Porteño, que classificou a equipe na Libertadores. Equilíbrio deve ser o nome da partida. Um empate no primeiro jogo, fora de casa, deixa o Grêmio muito perto da classificação. Cabe ao São Paulo repetir as grandes atuações que fez ano passado no estádio Morumbi, antes que seja tarde...

Colo - Colo (CHI) x América (MEX) - O Colo-Colo e seu ofensivismo vem brilhando na Copa Libertadores, terminando a primeira fase em primeiro lugar e com o artilheiro Suazo em boa fase. A criatividade do time foi embora, junto com Matías Fernandéz, porém, a velocidade e a objetividade ficaram, e estão dando trabalho. O América é um dos times mais irregulares da competição, fato que deixa o próprio torcedor, do clube mais popular do México, inseguro. Colo - Colo, com duas vitórias, para as quartas.

Nenhum comentário: