sábado, 28 de abril de 2007

Flamante reta final na Espanha

Há um bom tempo não se via um Campeonato Espanhol tão emocionante e indefinido como o desta temporada. Com a decadência do Real Madrid, e a ascensão do Barcelona nos últimos anos, a Liga local teve hegemonia total por parte dos catalães, bi-campeões, com sobras, em 2005 e 2006 - um ano excepcional foi 2004, quando o Valencia sagrou-se campeão, mas aquela foi justamente a temporada da transição, quando o Madrid começou a despencar e o Barça iniciou sua subida, de modo que a conquista dos valencianos também não foi apertada.

Campeonatos sem graça, onde o campeão já era conhecido com várias rodadas de antecipação, já começavam a importunar os
espanhóis. A última temporada onde houve uma disputa realmente boa, ponto a ponto, pelo título foi a de 2002/2003. Naquele ano, Real Madrid e Real Sociedad alternavam-se na liderança da competição rodada após rodada, numa perseguição implacável pelo topo da tabela de classificação. O título do Real Madrid só viria na última rodada e, por uma mísera vantagem de 2 pontos sobre a Real Sociedad. Foi uma temporada delirante em terras ibéricas.

Mas, na presente temporada, como já falamos, o Campeonato Espanhol vem recobrando sua emoção. A incerteza em torno de quem sairá campeão é plena, e cinco equipes têm chances reais de levantar o troféu. Faltando apenas sete jogos para o encerramento da competição, vivemos praticamente um empate técnico nas três primeiras posições: o Barcelona é líder, com 59 pontos, seguido pelo Sevilla, com 58 e pelo Real Madrid, que tem 57. Logo atrás deles,
um pouco mais distantes, mas ainda com boas chances, temos o Zaragoza e o Valencia, ambos com 53 pontos. A partir de agora, qualquer tropeço pode ser irrecuperável e um segundo de descuido em uma das partidas que faltam, pode significar a perda de toda a temporada.

Segue a luta pelo maior título da Espanha. Todo jogo é uma "final" a partir de agora, e vale a pena acompanhar o desenrolar de uma das melhores ligas espanholas dos últimos anos e, quiçá, da história.

Confira os jogos da próxima rodada, que será jogada hoje e amanhã, em terras espanholas:

Atlético Madrid - Betis
Valencia - Recreativo Huelva
Getafe - Real Sociedad
Gimnàstic Tarragona - Villarreal
Celta Vigo - Mallorca
Osasuna - Zaragoza
Racing Santander - Deportivo La Coruña
Sevilla - Espanyol
Barcelona - Levante
Athletic Bilbao - Real Madrid

Nenhum comentário: