quarta-feira, 28 de março de 2007

Preocupações


Tudo bem: vitória é vitória, não se discute. Mas, dependendo das circunstâncias, existem vitórias que podem ser convincentes e outras que podem ser preocupantes. A vitória do Grêmio, sobre o Tolima, foi preocupante. O Grêmio enfrentou um adversário nervoso, retrancado e com pouca força ofensiva. O Tolima raramente levou perigo ao gol de Saja, mas o número de cartões amarelos recebidos pelo Grêmio foi algo descomedido. Foram seis cartões amarelos: Tcheco, Edmilson, William, Lúcio, Schiavi e Lucas. Praticamente todo o sistema defensivo do Grêmio. Isso é algo preocupante. Um time que quer ser campeão da libertadores não pode ter dificuldades para marcar um time acuado e sem pretensão - como foi o Tolima no Olímpico. Sendo que o Tolima jogou grande parte da partida com apenas um atacante: Pelazca. O restante, dos jogadores do time colombiano, ficava atrás da linha do meio de campo. Mano Menezes precisa reavaliar alguns jogadores como, por exemplo, o edmílson. Em todas as bolas o volante entrava com afobação e displicência, cometendo faltas bobas e correndo o risco de expulsão. O cartão amarelo ficou barato para o jogador. Outra preocupação visível foi à postura defensiva adotada por Mano Menezes, que, depois do gol, recuou o time em demasia, dando, deste modo, espaço para o Tolima trabalhar a bola e avançar seus jogadores. O que Mano fez foi muito arriscado; se do outro lado estivesse um time com mais qualidade provavelmente o Grêmio seria apertado em seu campo, correndo o risco de tomar gols e perder a partida.

___________________________________________________________________________


Tcheco


O meia tricolor, tecnicamente, fez uma péssima partida. Errou passes, errou todos os chutes que tentou desferir contra o gol colombiano e não conseguiu criar jogadas/passes. O fato é que Tcheco ainda não convenceu na libertadores, e isso atrapalha o Grêmio, pois sua função é uma das mais importantes do time, e, com ele mal, a criação de jogadas fica escassa.
Se pelo lado técnico Tcheco foi mal, pelo lado tático ele fez uma boa partida. O meia, junto com Lucas, ajudou a fechar o meio de campo e reforçou a marcação. O que não faltou a Tcheco foi vontade. Já a técnica...
___________________________________________________________________________

Ramon


Todos esperavam que Mano escalasse Diego Souza, compondo o time com três volantes, mas foi Ramon que entrou na equipe – acertadamente. Sendo assim, o Grêmio jogou no esquema favorito de Mano: o 4-5-1. Edmilson de primeiro volante; Tcheco e Lucas, à frente de Edmílson, ajudando na marcação; E Ramon e Carlos Eduardo, como meias, revezando no papel de segundo atacante. E foi de Ramon o passe para o gol de Tuta – belo gol, a lá pivô de futsal.

Nenhum comentário: