quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Ilusão pós-carnaval

Quando os mais de trinta mil gremistas esperados para esta noite avistarem a imensa bandeira tricolor na Azenha e adentrarem em massa os portões do Estádio Olímpico, é sinal de que mais uma histórica Copa Libertadores iniciou para o Grêmio. Histórica pelo tamanho das pretensões e do investimento do novo presidente, Duda Kroeff, que montou uma equipe mais forte do que em 2007, ano em que o Grêmio, depois de estrear em uma partida que honrou o TUTORIAL da Libertadores, rumou aos trancos e barrancos até a decisão. Há também a possibilidade de ser a última Copa disputada no Olímpico Monumental – a Arena pede passagem.

O adversário da noite engrandece desde já a trajetória azul: a Universidad de Chile, cujo escudo pode ser resumido como "uma coruja em cima de um U" promete ser o principal oponente em um grupo de poucas ameaças. O onze chileno, treinado pelo uruguaio Sergio Markarian – o maior salário da equipe – desembarcou em Porto Alegre em busca de ao menos um ponto. Seus torcedores, mais ousados, chegaram à Capital sem ingresso e buscam alternativas para assistirem ao confronto sem comprometerem seus pesos chilenos. Com alguns selecionáveis no elenco e uma defesa consistente, La U deverá ser um teste interessante para o ataque gremista que até agora só encontrou Juventude's pelo caminho.

Às 21:50 desta quarta-feira de cinzas renasce a ilusão do tri da América, a maior obsessão dos gremistas na atualidade. Conquista que passa por adversários mais badalados como Boca Juniors e São Paulo, os dois maiores clubes do continente nos anos dois mil, por duras peleias no Parque Central de Montevideo, por perigos da altitude, pela gordura de Fabianni e pela habilidade de Buonanotte, pela velha e assustadora La Plata e pelo largo gramado do Mineirão, mas que tem seu início hoje, em Porto Alegre. Em uma Libertadores farta de expectativas e de candidatos, o Grêmio busca tornar-se o oitavo clube sul-americano a vislumbrar três ou mais copas em seu memorial.

Um comentário:

Maurício Brum disse...

Já estou em Portinho para ver os discípulos da "Coruja em cima do U" enfrentarem o Grêmio.

Como em todas as grandes cidades, clima do jogo só se sente quando se aproxima do estádio, o que é lamentável. Aguardo a noite.