sábado, 11 de outubro de 2008

Jornadas inacabáveis [2]



Peñarol 0-1 Bella Vista

Torneio: Liguilla 1998/1999
Data: 25/11/1998
Gol: Leonel Philipauskas (B)

O ano já era negro para o Peñarol. O carbonero, após o segundo quinquenio, não alcançou o hexacampeonato nacional. Na Liguilla, porém, os aurinegros voltaram a sonhar: a Libertadores estava logo ali, bastava vencer o Bella Vista em um Centenário todo seu.

As quatro melhores equipes da temporada - Peñarol, Bella Vista, River Plate e Rentistas - concorriam à vaga em três rodadas, turno único, com todas as partidas no grande estádio de Montevideo. Manyas e papales (em alusão à original combinação amarela e branca do seu uniforme, as mesmas cores do Vaticano) iniciaram vencendo seus dois primeiros confrontos, transformando a terceira rodada em decisão - que terminou empatada em 1-1, após um derradeiro gol de De Los Santos aos 90' para o Peñarol.

Empatados em pontos, forçou-se, então, uma final definitiva. Belíssimo público no Centenário e esperança de título para a maior torcida, que via na cancha nomes consagrados como o de Pablo Bengoechea e promessas como Walter Pandiani. Os pouco mais de dois mil aficcionados do Prado apostavam tudo o que tinham no delantero Diego Alonso e no técnico Julio Ribas.

Jogo truncado, como toda final que se preze. Até que surge um lance antológico: o absurdamente sensacional e inesperado voleio de Philipauskas (vídeo), que imortalizou a Liguilla de 98 como feito histórico do Bella Vista, classificando-o para la Copa, onde avançou notavelmente até as quartas-de-final.

Nenhum comentário: