segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

"O Real Madrid brasileiro"

O título deste post não é algo inventado agora, saído do nada. Ele figurava na capa do caderno de esportes da Zero Hora em meados de 2004. Na foto, aparecia Rivaldo, então recém-contratado pelo clube mineiro. A referência ao clube espanhol era clara: a Raposa vinha de uma temporada em que triunfara em todas as competições que disputou e, a exemplo do vencedor clube madrilenho, recheava seu elenco com craques. Rivaldo, maestro da Seleção Brasileira penta-campeã um ano e meio antes, era o mais novo nome a integrar as mágicas linhas comandadas por Vanderlei Luxemburgo.

Mas 2004 não foi um bom ano para o Cruzeiro. Precocemente eliminado na Libertadores, o time de Belo Horizonte fez uma temporada fraquíssima num ano que em que pretendia dar seqüência à coleção de troféus - tal qual o verdadeiro Real Madrid que, por aqueles anos, também fracassava constantemente. Rivaldo? Apenas discreto, foi outra decepção no ano cruzeirense: saiu do clube em pouco tempo e não deixou grandes saudades.

A ida do imperador Adriano ao São Paulo fez lembrar aquela bombástica contratação mineira. Talvez em 2007 não se fizesse mais referência ao Real Madrid para mostrar a soberania são-paulina, mas a comparação segue válida. Como Rivaldo, Adriano é outro jogador que brilhava na Seleção até pouco tempo atrás, mas que vive um período de baixa. Como o Cruzeiro de 2004, o São Paulo que ingressará no próximo ano é o clube tido como o mais estruturado do país e o mais apto a sair (multi)campeão. Resta saber qual caminho o novo "Real Madrid brasileiro" vai seguir.

Nenhum comentário: