sábado, 16 de fevereiro de 2008

Os estádios de Andorra

ESCALDES-ENGORDANY - Estadi d'Aixovall. Não é "uma casa e um estádio", como brincaram na Federação, mas Aixovall realmente tem pouco mais que isso. O estádio é pequeno, apertado. Atrás das goleiras (os gols, em brasileiro nórdico), muros de pedras; numa das linhas laterais, uma arquibancada baixa coberta - a única do estádio. Na paisagem, uma imagem onipresente em qualquer ponto do Principado: montanhas. Ali, menos, bem menos que mil pessoas podem assistir a uma partida de futebol. Ali, de qualquer maneira, é o centro futebolístico de Andorra. Ao menos para as ligas nacionais.

Menor até que o Comunal de Andorra La Vella, o estádio de Aixovall conquista seu status de "primeiro do país" no futebol graças ao gramado: sintético, suporta as intempéries de um clima montanhoso e, da mesma forma, não se vê afetado pela sobrecarga de jogos. E como se joga em Aixovall! De hoje a segunda-feira, oito partidas estão agendadas para lá – pela quinta divisão espanhola e pelas duas divisões de Andorra. A fartura, garantem os locais, ainda é incapaz de atrair interesse do público. As escassas cadeiras raramente lotam, apesar da entrada franca em jogos da liga nacional.Estadi Comunal d'Andorra. Se para o futebol a supremacia de Aixovall é inquestionável, não há dúvidas de que, no quesito poliesportivo, o verdadeiro estádio nacional de Andorra é o Comunal da capital. Mais amplo, com arquibancadas nas laterais e no fundo do campo, ele consegue acolher um público maior e eventos de diferentes portes. Uma pista atlética com espaços atrás das duas linhas de fundo permite a ocorrência de competições de atletismo. Na tarde deste sábado, por sinal, provas de velocidade e arremesso de peso estavam em disputa, diante de um público decepcionante que quase era inferior, em número, aos atletas.

O mesmo ponto que torna preferencial o outro estádio do Principado é a ruína futebolística do Comunal: seu gramado é natural, sofre constantes castigos da geada e da neve, e mesmo com um tempo ameno acabaria impraticável pelo excesso de jogos. Ao estádio de Andorra La Vella são reservados apenas os jogos de luxo, quando a Seleção Andorrana recebe as forças européias – embora em alguns casos nem isso reste: nas últimas Eliminatórias à Eurocopa, Andorra optou por receber a Inglaterra em Barcelona, dada a grandeza da partida. No fim, o que sobra mesmo são os outros esportes...

Das ligas locais, as partidas vão para lá somente no verão ou em casos de extrema necessidade, como amanhã.

Um comentário:

Anônimo disse...

Making money on the internet is easy in the undercover world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat internet marketing[/URL], Don’t feel silly if you have no clue about blackhat marketing. Blackhat marketing uses alternative or misunderstood avenues to generate an income online.