segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Campeões de 2007 (1)

Singapore Armed Forces comemorando a conquista da Copa da Cingapura: um dos tantos campeões de 2007

Foram semanas de pesquisa, procura em sites perdidos, páginas de estatística, tabelas de classificação desatualizadas, para que, no último dia do ano, pudéssemos ter formada uma das mais completas listas dos campeões de 2007. Desde o final de outubro, colhemos informações sobre vencedores de ligas, copas, supercopas, torneios nacionais e internacionais ao redor do mundo. É muito fácil saber quem foi o campeão inglês da temporada... mas vá encontrar o vencedor do Quênia, por exemplo! Tentando tornar esta busca mais fácil aos leitores do blog, e até a título de curiosidade, foram feitas três postagens com os diferentes campeões do ano:

- A parte 1, esta, inclui apenas as equipes que conquistaram títulos oficiais em seus respectivos continentes. É interessante destacar o caso da Ásia que, diferentemente de outras confederações, impede certos países de colocarem clubes nas principais copas do continente. As copas são, literalmente, três divisões: a AFC Champions League é restrita aos 15 países de maior tradição. A AFC Cup é disputada por representantes de outras 13 nações "intermediárias", enquanto a Presidents Cup foi disputada por 8 países de futebol "emergente". (consulte os comentários para mais detalhes)
- A parte 2 compreende equipes que conquistaram algum título dentro do Brasil. Aí, estão incluídos vencedores de copas e divisões inferiores de cada estado.
- A parte 3, mais extensa, foi o grande mérito desta pesquisa. Ela traz a imensa maioria dos vencedores de campeonatos e copas nacionais pelo globo. Obviamente, por mais completa que se tentasse tornar esta listagem, alguns países ainda ficaram de fora - mas com certeza já é um material interessante. Cabe ressaltar aí que alguns países ou territórios não possuem temporadas regulares, ou somente realizam torneios regionais, sem se caracterizar uma liga nacional. Também pode causar estranheza o fato de alguns vencedores de Supercopas não estarem listados como ganhadores nem da Copa nem do Campeonato de 2007 - neste caso, a Supercopa do ano é disputada entre equipes campeãs da temporada anterior.

CAMPEÕES INTERNACIONAIS

Mundial:
Milan (Itália)

África
CAF Champions Cup: Étoile du Sahel (Tunísia)
Confederation Cup: CS Sfaxien (Tunísia)
Super Cup: Al-Ahly (Egito)

América do Sul
Libertadores: Boca Juniors (Argentina)
Copa Sul-Americana: Arsenal (Argentina)
Recopa: Internacional (Brasil)

Américas do Norte e Central
CONCACAF Cup: Pachuca (México)
Torneo UNCAF: Motagua (Honduras)

Ásia
AFC Champions League: Urawa Red Diamonds (Japão)
AFC Cup: Shabab Al-Ordon (Jordânia)
Presidents Cup: Dordoy-Dinamo Naryn (Quirguistão)

Europa
UEFA Champions League: Milan (Itália)
UEFA Cup: Sevilla (Espanha)
Super Cup: Milan (Itália)
Intertoto Cup: AaB Aalborg (Dinamarca), Atlético Madrid (Espanha), Blackburn (Inglaterra), Hamburger SV (Alemanha), Hammarby (Suécia), Lens (França), Otelul Galati (Romênia), Rapid Wien (Áustria), Sampdoria (Itália), Tobil Qostanay (Cazaquistão), União Leiria (Portugal)

Oceania
O-League: Waitakere United (Nova Zelândia)

2 comentários:

Maurício Brum disse...

As três "divisões" asiáticas":

Na AFC Champions League, entram representantes dessas 15 nações: Arábia Saudita, Austrália, Catar, China, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Irã, Iraque, Japão, Kuwait, Síria, Tailândia, Uzbequistão, Vietnã.

A AFC Cup foi criada em 2004, quando o principal torneio do continente tornou-se restrito. Para ela, os seguintes 13 países podem qualificar equipes: Bahrein, Cingapura, Hong Kong, Iêmen, Índia, Jordânia, Líbano, Malásia, Maldivas, Omã, Tailândia, Turcomenistão, Vietnã. (Tailândia e Vietnã tiveram suas vagas na Champions League reduzidas por conta da entrada da Austrália na confederação asiática. Como compensação, ganharam vagas na AFC Cup)

A Presidents Cup foi criada em 2005, com o objetivo de reunir as demais nações restantes. No entanto, em 2007, foram apenas 8 países os representados: Butão, Camboja, Nepal, Paquistão, Quirguistão, Sri Lanka, Tadjiquistão, Taiwan.
As ligas a seguir (10), não tiveram clubes disputando nenhum torneio continental em 2007: Afeganistão, Bangladesh, Brunei, Filipinas, Guam, Laos, Macau, Mongólia, Palestina, Timor Leste.

Maurício Brum disse...

Outra observação: o Torneo UNCAF, dentro da CONCACAF, é disputado por equipes da América Central apenas.