sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Observações da quarta-feira

O que se viu pelo mundo nos confrontos entre Seleções, na quarta-feira:

Brasil enganador: uma vitória de virada, por 2-1, sobre o Uruguai, pareceria fruto de uma grande atuação, para alguém que não viu o jogo. Na verdade, foi uma apresentação medíocre da Seleção Brasileira que, no Morumbi, esteve dominada amplamente pelos Celestes durante boa parte do tempo. Uma vitória enganadora e alcançada no oportunismo, que pode ter efeitos devastadores se fechar os olhos dos comandantes da equipe. Como destaques positivos, Luís Fabiano - eis o centroavante que Dunga procurava, autor dos dois gols - e o goleiro Júlio César - que fez uma de suas melhores atuações na carreira, garantindo o resultado. A vaga na Copa vem com tranqüilidade, já que o Brasil pontua mesmo jogando mal. O problema, se a atitude não mudar, será em 2010.

Uruguai idem: mas que ninguém se iluda quanto aos potenciais uruguaios nestas Eliminatórias. O time foi gigante, sim, no jogo de São Paulo, dando uma mostra exemplar de raça e capacidade, sem se intimidar diante do Brasil. Mas fazer partidas acima da sua média contra adversários mais fortes é comum da parte Celeste. Diante de equipes fracas, as coisas costumam ser diferentes. Vale lembrar que este mesmo time quase perdeu para o fraco Chile em pleno Centenário, poucos dias antes da partida de quarta-feira. O Uruguai deve brigar por vaga na Copa do Mundo, mas não será com a facilidade que a atuação do Morumbi indicaria.

Os melhores sul-americanos: mantendo a força que se tornou costumeira em suas participações nas Eliminatórias, o Paraguai surpreende a todos ao fechar a quarta rodada liderando a tabela sul-americana. Ao vencer o Chile, fora de casa, por atípicos 0-3, a equipe Albirroja deu seqüência àquela que é a melhor série do continente em todos os quesitos - qualidade que já havia sido notada na Copa América, apesar da humilhante eliminação. São três vitórias e um empate, além do melhor ataque e melhor defesa, com nove gols feitos e apenas um sofrido. E o próximo jogo do ainda enfraquecido time brasileiro é contra eles... em Assunção, para piorar.

Fraqueza lusitana: Felipão vai à Eurocopa de 2008. Mas, assim como o caminho para chegar lá, fazer uma boa campanha no torneio do ano que vem não será fácil. Com um time menos competitivo do que aquele vice-campeão continental em 2004, o selecionado lusitano precisou se contentar em segurar um empate por 0-0, em casa, diante da Finlândia, para confirmar a classificação. Mesmo com apenas uma derrota nos 14 jogos das Eliminatórias, os portugueses não dão bons indícios para o próximo ano.

A vaga veio em Ullevål: tida como praticamente eliminada em meses anteriores, a Turquia acabou confirmando sua inesperada classificação ao torneio europeu, vencendo a Bósnia-Herzegovina, em casa, por 1-0. A vaga à Euro, no entanto, veio antes. Veio naquela vitória sobre a Noruega, no estádio Ullevål, em Oslo, quando o time nórdico jogava por um empate e não foi capaz de se manter. Os turcos querem, agora, fazer outra surpresa e ir longe na competição - rememorando, talvez, a gloriosa Copa do Mundo de 2002, em que o desacreditado time acabou na 3ª colocação. Os noruegueses, é claro, pagaram por aquela derrota, sendo eliminados apesar da goleada de 4-1 sobre Malta na rodada final.

Sem problemas: houve quem acreditasse que a Suécia não confirmaria sua classificação à Euro. Com a Dinamarca, concorrente mais forte, eliminada, porém, as coisas já estavam facilitadas o suficiente para o desfecho positivo da quarta-feira. Anteontem, a equipe escandinava bateu a Letônia em casa, enquanto a Espanha acabava com as remotíssimas chances da Irlanda do Norte, em seu jogo. No fim, tudo ocorreu sem problemas: seis pontos a mais que o concorrente mais próximo, e os suecos estarão na Euro.

***

Nas Eliminatórias da Eurocopa, muito já estava definido. Os mais notáveis que obtiveram vaga na quarta-feira juntam-se ao seleto grupo de 16 nações que disputarão o máximo troféu europeu. Vale lembrar quem são os classificados: Áustria, Suíça (sedes), Polônia, Portugal (Grupo A), Itália, França (Grupo B), Grécia, Turquia (Grupo C), República Tcheca, Alemanha (Grupo D), Croácia, Rússia (Grupo E), Espanha, Suécia (Grupo F), Romênia e Holanda (Grupo G).

Nenhum comentário: