sábado, 24 de novembro de 2007

A decisão em duas rodadas

De completamente definido neste Brasileirão, apenas o primeiro e o último colocados. Em todos os outros cantos da tabela, nas diferentes brigas que a classificação traz, o ano será decidido nas próximas duas rodadas. Por mais remotas que sejam as esperanças de algumas equipes, a briga final para definir os sonhos - de ir à Libertadores, à Sul-Americana, ou evitar o rebaixamento - começa hoje.

Começa em Natal, onde, com portões fechados, o fraco América recebe o time do Grêmio. Dono da pior campanha do Brasileirão, o time potiguar vai enfraquecer ainda mais sua formação habitual: priorizando a Copa RN, o Mecão mandará sete juniores a campo, no que já está sendo chamado de "América B". Vida fácil para o Grêmio, mas apenas em tese. O time gaúcho, que precisa vencer as duas partidas que lhe restam, além de torcer por improváveis combinações de resultados para ir à Libertadores, tem mostrado um respeito desproporcional ao adversário, com declarações que beiram o temor. Também vive uma fase de transição, com fortes indícios de que o treinador Mano Menezes deixará o comando da equipe após o final da temporada. No momento, contudo, a torcida tricolor espera apenas uma mudança de atitude - afinal, o time vem de três derrotas consecutivas.

E começa também no Rio de Janeiro. Lá, o bom time do Fluminense, que desde a conquista da Copa do Brasil vem caminhando sem interesse pelo Brasileirão, receberá o desesperado Juventude. A cinco pontos do primeiro time não-rebaixado, o quadro gaúcho, vice-lanterna da competição, pode confirmar seu descenso hoje. Vencer é a única hipótese que o alviverde de Caxias do Sul pode considerar, mas vai ser muito difícil. A tendência é que o Maracanã, palco da maior conquista juventudista - a Copa do Brasil de 1999 - assista, oito anos depois, a um dia de tristeza, com sua ida à Série B homologada pelos números.

Nenhum comentário: